O que é a fadiga?
Fadiga é a sensação de debilidade ou fraqueza muscular generalizada. É um sintoma inespecífico, ou seja, pode ocorrer tanto em doenças cardiológicas, como também numa infinidade de outras doenças que não são de origem cardiovascular. É um dos sintomas principais em pacientes portadores de insuficiência cardíaca, doença em que o coração não consegue bombear uma quantidade de sangue suficiente para atender as necessidades metabólicas do organismo.
Causas –
Insuficiência cardíaca:
A fadiga costuma aparecer dentro de um conjunto de sinais e sintomas, a chamada síndrome da insuficiência cardíaca congestiva. A fadiga costuma ser fruto de uma menor irrigação e oxigenação dos músculos pelo fato do coração estar insuficiente. Nesta doença a fadiga costuma aparecer aos esforços e, com a progressão da gravidade do quadro, passa a ser percebida aos pequenos esforços, e até mesmo no estado de repouso. Outros sintomas típicos da insuficiência cardíaca do lado esquerdo do coração (insuficiência ventricular esquerda) costumam estar presentes: dispnéia (falta de ar) aos esforços, ortopnéia (falta de ar ao adotar a posição deitada) e ortopnéia (falta de ar que acorda o indivíduo durante a noite, fazendo-lhe levantar-se da cama). Pode haver também edema dos membros inferiores, veias jugulares túrgidas, ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal) e aumento do fígado (hepatomegalia).Estes sintomas surgem quando há uma insuficiência do lado direito do coração (insuficiência ventricular direita). –
Causas não-cardíacas:
Doenças infecciosas (exemplo: tuberculose), pulmonares (exemplo: enfisema pulmonar), neoplásicas (exemplo: tumor de mama), endocrinológicas (exemplo: hipotireoidismo), renais (exemplo: insuficiência renal crônica), hepáticas (exemplo: cirrose hepática), auto-imunes (exemplo: artrite reumatóide), hematológicas (exemplo: anemia), psiquiátricas (exemplo: depressão), entre outras, podem cursar com fadiga em algum momento de sua evolução.
Investigação da fadiga
A base para um diagnóstico correto da causa da fadiga é o exame clínico (história e exame físico), visto que todos os grupos de doenças podem cursar com esse sintoma. Na insuficiência cardíaca, o eletrocardiograma é o primeiro exame a ser solicitado, no entanto, o ecocardiograma permite a confirmação de uma disfunção cardíaca, confirmando esse diagnóstico. A investigação complementar mínima dos pacientes portadores de fadiga deverá incluir alguns exames de laboratório, como o hemograma, dosagem de creatinina, função da tireoide, etc. Outros exames como o RAIO X de tórax, ecografia do abdômen, entre outros, poderão ser solicitados de acordo com a suspeita diagnóstica do medico assistente.
Fonte: Portal do Coração